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Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar novos clientes é uma tarefa desafiadora até mesmo para os profissionais mais experientes! Felizmente, com o avanço da tecnologia e automação, surgiram diversas ferramentas de marketing com inúmeras funções que facilitam, e muito, na hora de prospectar novos clientes. 

Neste conteúdo vamos te mostrar a importância das ferramentas de marketing para empresas B2B e quais são as ideais para você implementar na sua empresa.

Boa leitura! 😉

 

Você também pode se interessar: Como montar um planejamento de marketing b2b

 

O que é automação de marketing?

Primeiramente, é importante entendermos o que é a automação de marketing. Basicamente, é uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing e, ao mesmo tempo, manter o relacionamento personalizado com os leads.

Através da utilização de softwares e ferramentas de tecnologia, as empresas conseguem agir em escala e aumentar seus resultados, economizando recursos, tempo e expandindo o alcance das suas campanhas de forma eficiente.

Essa estratégia simplifica e otimiza o trabalho da equipe de marketing em cada etapa do funil de vendas, além de oferecer informações e métricas para que as ações sejam mais assertivas.

 

Por que investir em automação de marketing?

Alguns dos exemplos de como essa estratégia pode ajudar sua empresa:

  • Fazer com que seu funil de vendas seja mais eficiente;
  • Melhorias na gestão do tempo;
  • Melhorar a taxa de conversão do seu time comercial;
  • Promover melhorias na comunicação com o cliente;
  • Facilitar a aquisição e também a  nutrição dos leads(lembrando que leads bem nutridos geram sempre tickets maiores);
  • Promover redução de custos;
  • Fomentar no lead a preparação para tomar a decisão de compra. 

 

Quais as principais ferramentas?

As ferramentas de automação vieram para otimizar diversos processos do marketing que antes eram feitos manualmente. Softwares de automação tem diversas funcionalidades que fazem parte das estratégias de marketing, como:

  • Criação e envio de e-mails marketing;
  • Criação de landing pages;
  • Segmentação dos contatos;
  • Qualificação e nutrição de leads;
  • Pop-ups para captura de leads.

Essas são algumas das funcionalidades que as ferramentas de automação podem te proporcionar. 

As mais utilizadas são conhecidas nesse mercado são a RD Station, que inclusive a TIPO é uma agência parceira deles, a Hubspot e a ActiveCampaign que são ferramentas americanas, mas amplamente utilizadas também na América Latina.

Suas aplicações são as mais completas, podendo criar estratégias de conteúdo, redes sociais, gestão de e-mail marketing, nutrição de leads e muito mais!

Além disso, essas ferramentas também possibilitam a integração com sistema CRM. Então, ao conectar os canais de comunicação de uma marca, a plataforma ajuda no monitoramento de visitas do website e, com base nisso, ajuda na criação de estratégias de envio e construção de fluxos de automação. 

 

 

 

Como mostramos, a automação de marketing é fundamental para as empresas que pretendem otimizar o tempo gasto com a gestão das estratégias, conquistar clientes e aumentar as vendas.

Além disso, é um diferencial competitivo muito interessante, principalmente por funcionar como uma alavanca de crescimento para as empresas.

Ah, lembre-se de investir em ferramentas inteligentes que realmente podem mudar o seu cenário atual em vendas e prospecção. Escolha a ferramenta pelo tipo de solução que necessita, analisando o potencial de retorno que ela pode lhe oferecer!

 

Quer mais dicas sobre marketing digital? Continue acompanhando nosso Blog e até a próxima!