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O marketing digital é um conjunto de ações que são feitas em diversos meios digitais (site, redes sociais, blog, etc), com o objetivo de promover a empresa e/ou os produtos / serviços por ela oferecidos.

Confira mais sobre marketing digital em “Por que as indústrias deveriam investir em marketing digital?”.

 

O que marketing digital B2B?

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria é responsável por 22% do PIB nacional e 20% da geração de empregos formais, assim sendo, é um dos setores mais importantes para economia brasileira. Com isso, as empresas estão sempre em busca de inovações e estratégias que possam garantir o seu crescimento no mercado de atuação e muitas delas possuem excelentes produtos / serviços, mas encontram dificuldades no momento de atrair novos clientes para oferecer essas soluções.

É nesse cenário, que entra o marketing digital B2B, atuando de maneira estratégica para atingir cada perfil de cliente, com soluções adequadas para as dores de cada um.

A compra feita pelas empresas que tem o modelo de negócio B2B normalmente são feitas por uma necessidade daquele material / serviço e possuem uma venda mais consultiva, com um ciclo mais longo do que o B2C. Por isso, um dos principais desafios do marketing digital B2B é gerar autoridade para as marcas e ganhar a confiança dos clientes.

Quando falamos em marketing B2B o nível de comunicação é mais alto, já que é uma venda e compra feita por especialistas dos dois lados. A produção de conteúdo é umas das estratégias de marketing digital que tem avançado consideravelmente em empresas que atuam com negociações complexas.

Assim, o marketing digital B2B é baseado na criação de conteúdo relevante para estreitar o relacionamento com o cliente, que ao longo do tempo gera autoridade, e quando o momento de compra desse cliente chegar, ele lembrará da sua empresa.

 

Etapas fundamentais para o sucesso do marketing digital da sua indústria

O marketing digital pode parecer algo difícil de ser entendido e colocado em prática, com isso, muitas empresas deixam esse assunto de lado.

Não dar a devida atenção ao plano de marketing digital é um erro, pois, é certo que sua empresa está perdendo a oportunidade de crescimento e de se manter competitiva.

Para te ajudar, listamos alguns passos que são fundamentais na elaboração de um bom plano de marketing digital.

 

Diagnóstico

Nessa etapa é preciso fazer um levantamento do que já foi feito em comunicação digital, como e-mails, sites, redes sociais, anúncios, etc, e com essa avaliação é possível entender o que gerou mais resultados e quais foram os investimentos.

 

Análise de mercado

É fundamental entender o mercado de atuação para traçar as estratégias. Saber se está em crescimento, a média de investimento das empresas, como os concorrentes atuam no digital, entre outros. Esses são alguns pontos fundamentais e que ajudarão a prever os resultados.

 

Persona

Você sabe o que é uma persona? Uma persona vai um pouco além da tradicional definição de público-alvo, é a representação fictícia do seu cliente ideal. Por exemplo, Joana, 33 anos, trabalha no marketing de uma indústria farmacêutica, está sempre antenada com as novidades e é ativa nas redes sociais. Essa é uma persona bem específica, e através desse detalhamento que é possível se conectar melhor com seu cliente ideal.

 

Jornada de Compra

A jornada de compra é o caminho que seu cliente percorre até a finalização de uma compra. Entender esse caminho é fundamental, pois, ajuda na definição de estratégias mais assertivas.

 

Investimentos

Após de estruturar os pontos anteriores, é hora de pensar no investimento. Entre as estratégias de marketing digital, temos as relacionadas as mídias pagas, social media e otimização do site. Cada ferramenta trabalha de uma maneira, impactando diretamente no orçamento e nos resultados.

 

Monitoramento

Todas essas etapas são importantes e devem estar alinhadas com o objetivo da empresa, cada uma tem a sua importância e se complementam.

Aqui é uma etapa essencial para um bom planejamento de marketing digital, que é a definição de indicadores e KPIs. É através deles que é possível identificar se as estratégias adotadas estão gerando resultados.

 

E não se esqueça, tenha sempre um cronograma para acompanhar as suas atividades! 😊

 

O que é e como definir o público-alvo B2B?

Público-alvo é um grupo de clientes com características semelhantes, que a sua empresa identifica no mercado e para qual a comunicação é direcionada. Então, se você tem uma empresa que vende para outras empresas, seu público-alvo é B2B.

 

Exemplo de público-alvo B2B: Empresa de médio porte, até 400 funcionários, faturamento de R$ 5 milhões por ano, que atuam no segmento de serviços, situada no estado de São Paulo, com pouco ou nenhum relacionamento com o cliente.

 

Para definir o público-alvo da sua empresa, listamos alguns pontos que devem ser considerados.

 

Base de clientes

Analisar a base existente de clientes é um ponto importante, mas se você ainda não tem algo definido, estude o mercado.

Entenda quais são as empresas que trazem mais receitas, qual tem maior chance de fechar uma venda e quais fazem compras recorrentes.

 

Segmento da empresa

Conseguir identificar o mercado de atuação da empresa que você quer como cliente, faz toda a diferença. É preciso entender como o seu produto / serviço ajudará a solucionar o problema de determinado segmento.

 

Porte da empresa

O porte da empresa tem relação direta com o seu faturamento e número de funcionários.

Diante disso, é importante entender como o seu produto / serviço será utilizado pela empresa, quantas pessoas utilizarão, quais são as pessoas envolvidas no processo de compra, quem é o decisor da compra e para quem você deve apresentar a sua solução dentro da empresa.

O processo de venda e compra entre empresas é um processo um pouco mais complexo, por isso, essas questões precisam ser bem claras.

 

 Quais as melhores estratégias para o marketing digital B2B?

Como vimos até aqui, a indústria é um dos setores mais importantes para a economia brasileira, e se destacar nesse nicho não é uma tarefa fácil, mas com um bom plano de marketing digital é possível atingir excelentes resultados.

Trouxemos algumas estratégias práticas de marketing digital B2B que podem ajudar a sua indústria a ter vantagem competitiva.

 

Blog corporativo

Vale a pena criar e manter um blog, principalmente depois da pandemia de COVID-19!

As empresas que mais se destacam na internet são aquelas que se relacionam com os seus clientes em toda sua jornada de compra, através de conteúdos relevantes. Mas é preciso ter planejamento!

Uma boa estratégia de conteúdo para blog ajuda no posicionamento de SEO, atraindo leads que estão no topo, meio e fundo de funil e buscam informações sobre seus produtos/serviços na internet.

O ideal é que os conteúdos sejam constantes, principalmente para produtos ou serviços em que o ciclo de venda é longo, pois, assim a empresa e o cliente criam um relacionamento através desses conteúdos.

Podemos destacar alguns benefícios da estratégia de criação de conteúdo para blog:

  • Aumento no tráfego do site.
  • Estabelece sua empresa como autoridade.
  • Gera engajamento.
  • Alcance de potenciais clientes.

 

Esse é um canal de comunicação, que não possui interferências e distrações, como em outros canais.

 

Redes sociais

As redes sociais podem ser usadas para divulgar informações, que podem ser direcionadas para o site ou para um blog, gerando mais visitantes para essas plataformas.

 Em um estudo realizado pela Social Pilot, três pontos importantes foram levantados:

  • Quando falamos em B2B, 91% das empresas estão usando o LinkedIn para compartilhar conteúdo.
  • 81% dos profissionais utilizam o LinkedIn para lançar novos produtos para o B2B.
  • O Twitter é utilizado por 88% dos profissionais para compartilhar conteúdo.

Apesar do Instagram e Facebook serem as redes com maior audiência (principalmente B2C), não se esqueça que é preciso planejamento e entender quais redes sociais sua persona costuma utilizar.

 

Técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para os mecanismos de busca, são ações responsáveis por melhorar o posicionamento de páginas e conteúdos nos mecanismos de busca da internert, sendo o Google o principal.

Ter uma página na internet e aplicar as boas práticas de SEO, é algo muito estratégico para o seu negócio e faz toda a diferença no momento de busca de seus potenciais clientes.

Todas as estratégias possuem a sua devida importância, mas falar de marketing digital sem SEO, é praticamente impossível!

 

E-mail marketing

O e-mail marketing são mensagens enviadas com o objetivo de aumentar o relacionamento com os antigos, atuais e futuros clientes.

De acordo com dados da Imagination, 83% das empresas usam e-mail marketing como uma das estratégias de marketing digital.

Através dessa estratégia é possível construir lealdade, confiança ou reforçar a marca. Os conteúdos podem ser promocionais, informativos ou de relacionamento.

 

Que tal compartilhar esse conteúdo com alguém que precisa entender um pouco mais sobre marketing digital B2B? 🙂