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Mesmo as redes sociais sendo canais de comunicação usados por praticamente todo mundo hoje em dia, ainda existem alguns gestores que não acreditam na  eficiência das plataformas para o marketing B2B. Esta é uma visão, que além de ultrapassada, faz pouco sentido.

Isso porque, ainda que a base do marketing B2B seja na negociação empresa x empresa, cada uma dessas corporações é feita por pessoas. Uma empresa só existe graças aos seus trabalhadores, pessoas que também estão diariamente nas redes sociais.

Ou seja, não importa se é para marketing B2B ou B2C, as redes sociais podem sim cumprir um papel de aproximação ou de fortalecimento de relação com parceiros e clientes.

Pensando em te ajudar, elaboramos este conteúdo para você entender melhor como as redes sociais podem impactar o marketing da sua empresa. Confira! 

 


Afinal, como as redes sociais impactam o Marketing B2B?

Quando se fala em negócios B2B muitas pessoas logo associam o modelo a relacionamentos distantes, negociações apenas entre empresas. Mas isso é um grande erro, já que, por mais que os produtos ou serviços não sejam direcionados ao cliente final (pelo menos não no primeiro momento) temos que ter em mente que os acordos ainda são feitos por pessoas. E esse é o ponto mais importante do marketing B2B! 

Aqui o conceito de “empresa” é apenas abstrato. Uma empresa só existe graças aos seus trabalhadores, ela não existe sozinha, não dialoga e nem fecha negócios. Tudo isso é feito por grupos de pessoas!

Então, para fechar um negócio B2B você precisa encantar e convencer o gestor ou o proprietário da outra instituição, por exemplo. Então, na prática, negócios B2B também são sobre pessoas. E é assim que as redes sociais podem impactar positivamente o seu marketing B2B.

Hoje as plataformas de redes sociais concentram milhões de usuários ao redor do mundo. Provavelmente o proprietário de uma empresa parceira utiliza uma conta e, em algum momento, ele vai conferir postagens de outras marcas. Nesse momento ele pode ficar curioso e iniciar o ciclo de negociação.

Por isso é essencial desenvolver um trabalho de marketing consistente e que converse com os perfis desses empreendedores.

 


Quais são as redes sociais para trabalhar no marketing B2B?

Agora que vimos o quanto é importante as redes sociais para sua empresa, o próximo passo é decidir qual plataforma explorar. Para esse tipo específico de marketing, existem alguns canais que são melhores e trazem grandes resultados as empresa, confira quais são os mais indicados!

 
Leia também: Persona B2B: tudo o que você precisa saber!

 

1 – Facebook

Atualmente, o Facebook oferece diversos recursos para publicações orgânicas e pagas, como segmentações e possibilidade de fazer anúncios diferentes para públicos separados.

Assim, mesmo os negócios B2B podem utilizar as ferramentas do Facebook para manter uma página corporativa e criar uma comunidade, promover eventos e publicar conteúdos relacionados à empresa e ao segmento.

2 – LinkedIn

O LinkedIn é a rede social mais utilizada pelos profissionais, tanto para conteúdo orgânico quanto para anúncios pagos. A plataforma, que tem como objetivo oferecer a oportunidade de conexão entre profissionais, é uma das redes sociais mais indicadas para empresas B2B.

Além disso, o LinkedIn permite uma comunicação mais ágil e efetiva, já que permite encontrar e atrair exatamente o seu público-alvo e pessoas relacionadas ao seu segmento.


3 – Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas na atualidade e tem atraído cada vez mais empresas, tanto B2C quanto B2B. A plataforma tem ferramentas que facilitam a expansão dos negócios, como vídeo ao vivo, marcações de locais, hashtags e outras que facilitam o relacionamento com o cliente.

Por isso, se bem utilizado, o Instagram é uma forma de mostrar o lado humano da empresa e manter contato com clientes em potencial.

 

Cada plataforma oferece inúmeras oportunidades para o seu marketing B2B. Mas, vale lembrar que é essencial contar com a parceria de uma agência especializada como a TIPO, que conta com profissionais experientes em criar e executar estratégias para melhorar os resultados de empresas B2B.

 


As melhores redes sociais B2B são aquelas onde seu público está!

Para uma estratégia de marketing digital bem-sucedida é preciso entender quais são as redes sociais mais indicadas para a sua empresa, já que cada uma tem suas próprias características e finalidades diferentes.

O importante é estar onde o seu público está e adaptar a linguagem de acordo com a plataforma para garantir uma comunicação eficiente com os usuários.

Quando utilizadas corretamente, essas plataformas de redes sociais B2B podem impulsionar os negócios de sua empresa e aumentar a visibilidade de sua marca.

Essa é de fato uma das melhores maneiras de conquistar a confiança dos clientes e construir relacionamentos no cenário atual.

 

Mas para todos os esforços serem efetivos, é preciso contemplar que:

 

  • Sua empresa precisa identificar por onde seu público trafega: não adianta investir tempo e dinheiro em uma rede que não concentra clientes potenciais. Isso significa também que é importante concentrar esforços – não adianta ser atuante em todas as redes, mas replicando o mesmo conteúdo; 

 

  • Sua empresa deve trabalhar o tipo certo de conteúdo nas plataformas corretas: Cada plataforma tem um perfil de conteúdo que é mais atraente – não adianta duplicar apresentações do SlideShare no Instagram, por exemplo. Produza conteúdo adequado à mídia para angariar engajamento e resultados em geração de leads. Tão importante quanto conhecer as melhores redes sociais B2B é produzir o conteúdo certo com a estratégia mais eficaz!



Gostou das nossas dicas? Esperamos que essas informações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas!
Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos e até a próxima!  😉