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O marketing digital B2B é uma ferramenta poderosa e fundamental para qualquer empresa que quer atrair negociações e não perder espaço para os concorrentes.

Com o mundo dos negócios cada vez mais exigente, adotar ações de comunicação não é mais algo opcional e sim uma questão de sobrevivência. 

Porém, para obter sucesso é preciso criar estratégias assertivas e bem alinhadas. No post de hoje listamos 7 erros de marketing digital B2B para você NÃO cometer. Confira!

 

Leiam também: Quais são os fatores que influenciam na decisão do comprador B2B?

 

 

7 erros de marketing B2B que você não deve cometer!

 

 

1. Não entender a situação atual dos seus clientes

Este tópico está em primeiro lugar e não é à toa. Não reconhecer o momento atual das empresas para as quais você vende é um grande erro! É fundamental conhecer mais sobre os interesses do seu cliente, os problemas que ele enfrenta e as dificuldades que influenciam na sua decisão final de compra, pois nas vendas B2B o relacionamento é muito importante para ganhar o cliente no final. 

Estude bem as empresas que compram de você, quais são as dores que elas enfrentam no dia a dia e o cenário financeiro que elas se encontram. 

Com esse conhecimento você terá uma base para sua estratégia de comunicação e vai conseguir mostrar ao cliente os benefícios de investir no seu produto/serviço. 

 

 

2. Esperar resultados imediatos 

Hoje existem diversas estratégias de marketing B2B que podem trazer resultados comerciais para as empresas e algumas relativamente mais rápidas. Porém, nesse mercado, é importante traçar um planejamento de médio a longo prazo para avaliarem o retorno como um todo e também ter a possibilidade de acompanhar o crescimento desses números, pois os resultados aumentam significativamente ao longo do tempo.

No marketing digital B2B as negociações têm um ciclo de venda que varia muito de acordo com cada mercado. Dependendo do ticket médio e complexidade do produto/serviço, essas vendas podem demorar até 1 ano para ocorrerem. Quem tem um ciclo de venda semelhante a esse já está acostumado a não ter resultados imediatos e por isso o objetivo aqui é trabalhar o relacionamento com esses leads ao longo de todo o período.

 

 

3. Não atualizar o planejamento de comunicação

Esse é um dos erros mais cometidos pela empresa. O mercado muda muito rápido, juntamente com as tecnologias e tendências. Ficar sempre atento nessas mudanças e traçar planos e metas que estejam alinhados a esse novo cenário é essencial!

Tenha sempre em mente que o seu cliente quer um parceiro e não apenas comprar um produto ou serviço. Portanto, crie conteúdos que mostrem como  seu produto pode ajudá-lo a vencer as dificuldades do cenário atual e como pode agregar valor a performance dele no mercado. 

 

 

4. Não utilizar a linguagem correta

Saber o jeito certo de se comunicar com o seu cliente e utilizar a linguagem adequada na sua campanha é uma das bases do marketing de conteúdo. Quando falamos de marketing B2B esse fator é ainda mais importante, pois as vendas desse mercado costumam ser consultivas e por isso é extremamente necessário que se comunique com elas da forma correta.

Estabelecer um relacionamento com uma empresa envolve a comunicação com diversos profissionais, muitas vezes de setores diferentes, e cada um tem sua particularidade. Isto é, são públicos distintos que se encontram na mesma organização. 

Em um mercado cada vez mais competitivo a personalização é um enorme diferencial! Por isso, mapeie o público da sua empresa, trace as personas que sua marca terá contato e defina uma comunicação eficiente e assertiva com cada um deles. 

Ah! Lembre-se de criar conteúdos diversos e que atendam esses diferentes públicos e assim sempre construir novos canais de conversão.

 

 

5. Não investir em ações de marketing digital

A internet é o ambiente perfeito para você se aproximar ainda mais dos seus clientes, estar presente na rotina deles e entender com mais propriedade o que eles realmente estão buscando. 

Estabelecer uma estratégia de marketing digital B2B é primordial para que você consiga criar conteúdos que convertam em vendas. Neste processo você pode considerar as seguintes questões:

  • Em quais canais digitais os meus clientes estão
  • presentes?
  • Quais dúvidas eles possuem em relação ao meu produto/serviço? 
  • Qual a linguagem correta devo usar nas minhas ações digitais?
  • Onde ele busca produtos/serviços iguais aos meus?
  • Quanto tempo ele leva do primeiro contato até a compra efetiva?

Com a resposta das perguntas feitas acima você começará a entender como funciona a jornada de compra da sua persona e quais estratégias deve utilizar para atraí-la para sua empresa. 

 

 

6. Não acompanhar as métricas 

Por mais óbvio que isso pareça, muitas empresas não acompanham as métricas das suas estratégias e esse é um erro gravíssimo! Se você não acompanha e não analisa os resultados de cada ação, não tem como se apoiar nos números para saber o que está dando certo e o que não está.  

Hoje no marketing digital tudo é extremamente mensurável e com isso é possível calcular o ROI (retorno sobre investimento) de cada estratégia trabalhada, para saber se devem continuar investindo nela ou realocar essa verba para onde traz mais resultados. 

 

 

7. Não atualizar constantemente o seu site

No mercado B2B o site é o cartão de visita da empresa na internet e se ele não estiver atualizado, principalmente para a versão mobile, pode acabar prejudicando seu negócio e inclusive te fazer perder vendas. 

Você precisa de um site que realmente tenha o objetivo de aumentar as conversões e para isso precisa que ele seja rápido, vendável e com uma ótima experiência para o usuário que navegar, pois esse engajamento trará melhores resultados orgânicos e também mais oportunidades de venda.

Por isso, não deixe de melhorar sempre o seu site!

 

Agora que você já sabe quais erros de marketing digital B2B você NÃO deve cometer, é hora de começar a traçar seu planejamento de marketing e comunicação. Não esqueça de seguir nossas dicas! 😀

Até a próxima!