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Por muito tempo as empresas usaram o marketing tradicional nas suas estratégias de negócios. Mas, com a entrada da tecnologia e do digital, isso vem se tornando cada vez menos efetivo. 

O marketing digital faz a diferença trazendo resultados mais expressivos para quem investe da forma correta! Um bom marketing B2B traz um ROI (retorno sobre investimento) positivo e ajuda na presença da marca, tanto durante o ciclo dessa venda, quanto no relacionamento e fidelização desses leads. 

Veja neste artigo as dicas que separamos para compor o seu planejamento estratégico de marketing industrial. Continue acompanhando! 

 

O que é o marketing industrial?

Basicamente, o marketing tem como objetivo promover um produto, uma marca ou uma empresa e atrair a atenção de seus públicos-alvo.

A diferença é que no marketing industrial você direciona essas ações para pessoas específicas, com particularidades que o distanciam de outros setores produtivos do mercado. Isso porque o marketing industrial pode ser definido como o relacionamento de duas empresas. E essa é a principal característica do segmento B2B. 

Através das mídias digitais que estão disponíveis e presentes no nosso dia a dia, as indústrias de todos os setores podem utilizar essas ferramentas para melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de buscas, construir uma nova reputação no ambiente digital e atrair novos clientes, além de reter e fidelizar os atuais.

 

Por que investir em Marketing Digital na indústria?

O marketing industrial é capaz de construir relações sólidas e duradouras entre as empresas. Quem trabalha neste mercado sabe que as grandes vendas acontecem a longo prazo e a interação frequente é importante para alcançar o desejado entre o cliente e a empresa. 

Além disso, entre as vantagens de investir em um bom trabalho de marketing industrial estão: 

  • Ajuda a posicionar o seu negócio na 1ª página do principal mecanismo de buscas que existe hoje, que é o Google; 
  • Aumenta o alcance de sua marca: quanto mais pessoas pesquisarem termos relacionados ao seu segmento de atuação, maior será o alcance do seu negócio virtualmente;
  • Ajuda a construir e nutrir um relacionamento com o seu público-alvo: com a produção consistente de conteúdo para seu site, blog e nas redes sociais, você interage, tira dúvidas, atende às solicitações e resolve críticas e problemas, promovendo uma experiência diferenciada e capaz de fortalecer a sua marca.

 

Como aplicar o marketing industrial na minha empresa?

Agora que já vimos o que é o marketing industrial e quais são seus benefícios, vamos mostrar como aplicá-lo na sua empresa de forma efetiva:

 

Use técnicas de SEO

O SEO é um conjunto de técnicas que podem ser usadas durante a criação e manutenção de um site , fazendo com que ele tenha melhor ranqueamento no Google. 

Possuir um bom posicionamento em sites de buscas é fundamental para quem quer ter um aumento na lucratividade da empresa, já que você será encontrado mais facilmente nas buscas através das palavras chave dos seus produtos/serviços e terá mais chances de aumentar suas vendas.

Intensificar o uso das técnicas de SEO focado nas necessidades e desafios do seu público-alvo pode ajudar muito nisso!

 

Esteja presente nas redes sociais

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mesmo no mercado industrial, estar presente nas redes sociais é muito importante para marcar presença em outros canais. Inclusive, é quase determinante para o sucesso de qualquer marca. 

Para o marketing industrial a rede social mais indicada é o LinkedIn por ser uma rede mais corporativa. O público das indústrias e empresas B2B está nessa rede representando suas empresas e é muito importante sua marca ser vista pelos usuários que estão lá. 

Crie conteúdos institucionais, posts informativos e dicas sobre seus produtos/serviços. Não se esqueça também de interagir nessas redes para criar um bom relacionamento com o consumidor.

 

Faça anúncios patrocinados

As redes sociais evoluíram muito de uns anos pra cá. Hoje o marketing industrial B2B tem muita força e consegue alcançar mais pessoas e segmentos. 

Para esse mercado os anúncios devem ser feitos de acordo com o objetivo da empresa, no caso de quem quer aumentar as oportunidades de venda, o melhor canal para isso é o Google Ads através de anúncios de pesquisa, que são os que estamos acostumados a ver ao fazer uma busca no Google.

Caso o objetivo seja trabalhar o branding e posicionamento da sua marca, podemos trabalhar essas campanhas em Facebook e LinkedIn por terem valores mais acessíveis, e assim conseguimos alcançar o maior número de pessoas possível, de maneira simples, segmentando seu público por sexo, idade, região e interesses.

 

 

 

E aí, conseguiu perceber como o marketing industrial gera mais resultados e pode melhorar os negócios da sua empresa? Agora você está pronto para investir no marketing industrial e alcançar o sucesso com essas estratégias!

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Continue acompanhando nosso Blog e até a próxima! 🙂