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O planejamento de Marketing B2B tem suas particularidades. Afinal de contas, relacionar- se com outras empresas não é a mesma coisa do que tratar com pessoas físicas. 

Uma das principais diferenças que podemos evidenciar é que no Marketing B2B, na maioria das vezes, não existe apenas um decisor, mas sim vários. E esses decisores podem estar em diferentes setores, como por exemplo, na área de compras, na área de marketing, financeiro, etc.

Então, como preparar um bom planejamento de Marketing B2B considerando todas essas características?

Neste conteúdo, além de explicar como montar um planejamento de marketing digital B2B, separamos algumas dicas de estratégias para você. Vamos lá?

 

1.Defina bem seus objetivos

Essa é a fase do planejamento onde você precisa definir objetivos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, se o seu objetivo é ser referência em conteúdo na internet, então você precisa:

  • Objetivo de longo prazo: Ser referência de produção de conteúdo na internet nos temas referentes à Indústria.
  • Objetivos de médio prazo: Montar uma base com X Leads até “tal data.” 
  • Objetivo de curto prazo: Colocar o site no ar e fazer 8 postagens por semana nas redes sociais.

Assim ficou fácil de entender, né?! Quando você anota, planeja, consegue ter uma visão melhor sobre as coisas que precisam ser feitas.

 

2.Trace as personas

Definir as personas da sua empresa antes de fazer qualquer estratégia é essencial. Já que, a partir do momento que é definido os tipos de clientes que uma empresa tem ou deseja ter, é possível pensar na comunicação e nos conteúdos que irão atraí-los.

Uma boa dica para criar essas personas é pegar informações sobre clientes que você já tem. Se você tiver um bom relacionamento com eles, será bem fácil.

 

3.Elabore sua estratégia de marketing B2B

Com o seu público e objetivo em mente, é hora de planejar os melhores canais de abordagem.

Quando buscamos conteúdos para saber quais canais de comunicação utilizar, é interessante entender onde o seu público está presente. Por exemplo, dependendo dos seus serviços, ter uma página no Facebook não é o ideal, pois seu público não estará nessa rede. Por outro lado, manter um perfil no LinkedIn pode ser bem mais interessante.

Assim, sua estratégia deve considerar ações de conteúdo, como um site, blog, landing pages,links patrocinados e adotar técnicas de busca orgânica.

Ainda nessa etapa, estabeleça os indicadores-chave que você irá medir. Se você precisa aumentar as vendas no site, por exemplo, seus indicadores devem levar em conta a taxa de conversão e rejeição.

 

4.Invista em conteúdo

O objetivo do marketing B2B, assim como o B2C, é converter os leads gerados em potenciais clientes. Isso é feito por meio do conteúdo que você oferece.

Quando as empresas forem analisar seus produtos e serviços é importante ter um conteúdo realmente relevante, de qualidade e que ofereça soluções eficientes. Ações de inbound marketing, webinars, e-books e e-mail marketing aliadas a conteúdo de qualidade são ótimas estratégias para gerar, reter e converter leads.

 

5.Otimize o processo

Como vimos ao longo deste texto, o planejamento de marketing B2B passa por uma série de etapas. Esse longo processo pode ser simplificado e otimizado através de ferramentas de automação de marketing.

Além disso, boas ferramentas possibilitam mensurar os resultados e reparar a sua estratégia de acordo com o que as métricas indicarem. 

Lembre-se sempre que o planejamento é um processo contínuo que deve sempre ser desenvolvido e otimizado com o tempo. 

 


Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como montar um planejamento de marketing B2B, confira outros posts e fique por dentro de tudo sobre marketing digital!

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