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Para você entender porque as indústrias deveriam investir em marketing digital, você precisa entender qual a importância da sua empresa estar presente na internet.

Mais da metade dos brasileiros acessam a internet, seja do celular ou computador. Eles estão em busca de informações sobre produtos e serviços ou a opinião de outras pessoas que já experimentaram determinada solução.

As estratégias de marketing digital, têm como objetivo aumentar a lucratividade da empresa através da internet, seja com e-commerce, redes sociais ou outras formas de vendas digitais.

Estar nos canais básicos da internet (site, redes sociais e Google) facilitará que sua empresa seja encontrada, aumentará sua credibilidade, estreitará o relacionamento com os seus clientes e possível expansão dos seus negócios.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de estar presente no meio digital, leia mais em Qual a importância da sua indústria estar presente na internet?

 

O que é marketing digital?

O marketing digital surgiu na década de 90, e mudou a maneira como as empresas utilizam as tecnologias para se promoverem. À medida que as pessoas usam os dispositivos digitais durante o processo de pesquisa e compra de algum produto ou serviço, o marketing digital se torna mais popular e necessário.

Hoje em dia, é muito comum usarmos a internet para realizar pesquisas, compras, comparar preços, obter informações sobre determinado produto / serviço ou de alguma marca e até mesmo pesquisar a solução para algum problema que temos.

Com isso, o marketing digital é um conjunto de ações que são feitas em diversos meios digitais (site, redes sociais, blog, anúncios, etc), com o objetivo de promover a empresa e encontrar possíveis leads que estejam precisando do seu produto/serviço ou no processo de compra.

Para você ter ideia do potencial do marketing digital, as empresas que possuem blogs como estratégia de marketing de conteúdo, são capazes de gerar 67% mais leads do que as empresas que não possuem.

 

As principais estratégias utilizadas no marketing digital

Existem inúmeras formas de trabalhar o marketing digital, algumas estratégias são as mais utilizadas e oferecem os melhores resultados para indústrias e empresas B2B:

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta do marketing digital, pois, através dele é possível chegar até o seu cliente de forma delicada para conquistá-lo, e atrair pessoas dispostas a te ouvir.

Nessa estratégia o objetivo é criar conteúdo relevante para atrair, educar, convencer, vender e encantar o cliente. O conteúdo criado nessa estratégia precisa estar alinhado com a etapa que a pessoa está em sua jornada de compra e que possam responder possíveis dores ou dúvidas da nossa persona.

Como vimos no tópico anterior, as pessoas estão cada vez mais buscando informações na internet, com isso, as informações e especificações sobre os produtos/serviços da empresa precisam estar disponíveis e de fácil acesso para quem precisar tirar alguma dúvida. Isso faz com que o marketing de conteúdo seja uma estratégia extremamente necessária em um planejamento de marketing digital, pois, a sua empresa precisa ser encontrada quando seu potencial cliente estiver procurando alguma solução que você oferece.

Quando falamos em indústria, essa estratégia tem o mesmo objetivo, pois, as empresas são representadas por pessoas que irão pesquisar determinadas dúvidas ou especificações sobre o produto/serviço que precisam adquirir e nessa hora ela precisa encontrar sua empresa como uma das opções na busca do Google.

 

E-mail marketing

O objetivo do e-mail marketing é estreitar o relacionamento com os antigos, atuais e futuros clientes. Através dessa estratégia é possível construir lealdade, confiança e reforçar a sua marca como referência no mercado em que atua com conteúdos que podem ser promocionais, informativos ou de relacionamento.

O ideal é que seja enviado apenas para uma lista construída e principalmente segmentada, pois, quanto mais personalizada forem as mensagens que enviaremos, melhor o resultado final atingido.

No caso das indústrias, essa estratégia é muito importante para ter um relacionamento constante e duradouro com os leads que fizeram algum tipo de contato com a empresa e transformá-los em clientes efetivamente. Além disso, é possível diminuir o ciclo de venda no caso de mercados com tickets maiores e aumentar o número de compras recorrentes fidelizando esses clientes.

 

Redes sociais

Desde os anos 2000, com a chegada do Orkut, as redes sociais se popularizaram como uma forma de socialização online.

Com o passar do tempo, as mídias sociais se tornaram excelentes oportunidades para quem está em busca de novas estratégias de marketing digital.

Estar presente nas mídias sociais é importante para divulgar seus produtos e serviços, permite entender o comportamento dos seus clientes, saber o que estão falando da sua marca e realizar ações de marketing mais assertivas, pois, é possível fazer a segmentação do público.

Além dos pontos citados, tem uma enorme quantidade de usuários ativos, que podem se tornar potenciais clientes.

Mas, para que essa estratégia dê certo, dois pontos importantes devem ser considerados:

  • Definição da persona, ou seja, com quem a empresa quer ser relacionar.
  • Identificar quais mídias sociais são usadas por essa persona.

As mídias sociais podem ser usadas para divulgar informações, que podem ser direcionadas para o site ou para um blog, gerando mais visitantes para essas plataformas.

As estratégias que usam as redes sociais, também devem ser monitoradas para entender se as ações estão ou não funcionando.

 

Marketing de busca

Os buscadores online surgiram nos anos 2000, e seu principal objetivo era ajudar as pessoas a encontrarem as informações na internet. Com o passar do tempo, começaram as buscas por serviços e diversão sob medida.

Dos buscadores online que mais se popularizaram, o Google é o de maior referência para todos.

Com isso, as empresas começaram a ter preocupações do tipo: como eram vistas, quando eram vistas, com qual frequência isso acontecia, entre outras.

Assim surgiu o marketing de busca, que é uma das estratégias do marketing digital e que pode ser feita de duas formas, orgânica (SEO) ou paga (SEM).

O SEO e o SEM são duas estratégias utilizadas para alcançar clientes nos mecanismos de buscas da internet, tendo o Google como o principal.

Para escolher a estratégia mais adequada para o seu negócio, alguns pontos devem ser considerados:

  • Qual o seu objetivo principal a curto e médio prazo?
  • Qual o ciclo de venda da sua empresa?
  • Qual o ticket médio dos seus produtos/serviços?
  • Entre outros.

 

SEO – Search Engine Optimization

O SEO que em português significa otimização para mecanismos de busca, tem como objetivo fazer com que um site apareça nas primeiras posições dos buscadores.

Suas principais características são:

  • Retorno contínuo e a longo prazo.
  • Aumenta a autoridade da marca.
  • Auxilia no funil de compras.
  • Os resultados orgânicos podem aparecer no campo de rich snippets.

Diariamente milhões de buscas são realizadas no Google, e saber como se posicionar na primeira página, faz toda a diferença.

 

SEM – Search Engine Marketing

O SEM que em português significa marketing para os mecanismos de busca, tem como principal objetivo fazer com que determinado site apareça de forma privilegiada nos buscadores. Para isso acontecer, são realizados investimentos em anúncios.

Suas principais características são:

  • É possível identificar um anúncio pago nas páginas dos buscadores através do ícone escrito “anúncio”.
  • É possível criar extensões personalizadas para os anúncios.
  • Você paga por clique ou impressão.
  • Pode gerar resultados mais imediatos.

Essa é uma estratégia direcionada, já que é possível escolher o perfil do público dos anúncios, antes que eles sejam veiculados.

Na grande maioria dos casos, uma boa estratégia de marketing digital deve ser baseada na combinação de SEO e SEM.

 

Por que a sua indústria deveria investir em marketing digital?

Quando a sua indústria investe em marketing digital, principalmente em tempos de crise, é uma excelente maneira para manter o negócio em alta.

Isso porque a sua indústria continua se posicionando e mostrando que está forte, mesmo durante um período mais difícil, e que é uma opção para os possíveis compradores.

Além de tudo que já vimos até aqui, o marketing digital pode oferecer outras vantagens como:

 

Sua empresa pode ser encontrada com mais facilidade

Muitas vezes, o cliente chega até a empresa sabendo quase tudo sobre o produto ou serviço, isso graças as informações que estão disponíveis na internet.

Mas se a sua empresa não aparece no Google, não envia e-mails ou não tem perfis ativos nas redes sociais será difícil ser encontrada pelos potenciais clientes.

Com as estratégias de marketing digital bem estruturadas, é possível ter uma presença relevante nesses e em outros canais.

 

Você pode manter um relacionamento com os clientes

O marketing digital aplicado nas indústrias é uma excelente oportunidade para criar e manter um relacionamento, seja com os clientes atuais ou com os futuros.

Utilizar e-mail marketing e blogs com conteúdos relevantes, faz com que as pessoas se sintam mais próximas da empresa, podendo até conquistar novos compradores.

 

Que tal compartilhar esse conteúdo com alguém que tem dúvidas sobre investir ou não em marketing digital? 🙂