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Se você ainda tem dúvidas sobre a importância da sua indústria estar presente na internet, nós podemos te ajudar a ter certeza de uma vez por todas!

De acordo com os dados do IBGE, no segundo trimestre de 2020, o PIB nacional foi de 9,7%, colocando o país oficialmente em recessão. Apesar dessa queda, o setor de marketing digital foi um dos que teve significativo crescimento durante a crise do coronavírus. As empresas precisaram aprender, de forma drástica, da importância de estar presente no digital para a geração de novos clientes e aumentar a visibilidade da marca, com isso, a transformação digital foi inevitável e estimulou o crescimento do marketing durante a pandemia.

Listamos alguns pontos importantes e que podem te auxiliar na tomada de decisão.

 

Panorama geral da indústria brasileira

No Brasil são desenvolvidos negócios no setor primário, secundário e terciário (que é o mais forte no país).

A indústria farmacêutica, automobilística, eletroeletrônico e têxtil, são exemplos de indústrias que são destaques na produção do país, assim como o agroindustrial.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) prevê um crescimento de 3% da economia brasileira, que é medida pelo Produto Interno Bruto (PIB).

Pelas estimativas do setor, o PIB industrial tem a possibilidade de crescer 4,3% em 2021, puxado pela indústria de transformação, com alta prevista de 5,7%.  Já a indústria extrativa tem uma previsão de crescer 2% e a construção civil, 4%. Lembrando que esses números são baseados em um cenário base, onde foi considerado o retorno das atividades econômicas em maio, a redução das medidas de isolamento social e o controle da pandemia.

Quando falamos em tecnologia, um estudo realizado pela CNI, mostra que 14 dos 24 setores industriais estão atrasados em relação à adoção de tecnologias digitais.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse grupo de indústrias é responsável por aproximadamente 40% de toda a produção industrial do país, assim sendo, quase metade de tudo o que a indústria nacional produz ainda não é impactada pelas tecnologias 4.0. As indústrias que mais absorveram as tecnologias nos últimos anos são a farmacêutica, automobilística e de alimentos e bebidas.

Infelizmente, o Brasil é marcado por uma forte desigualdade no nível de maturidade digital entre os setores industriais, que consideram o tamanho e a distribuição das empresas.

 

Como a indústria pode se manter competitiva em um mercado globalizado?

Com o constante crescimento dos setores da economia, as indústrias enfrentam diversos desafios no mercado em que atuam. A grande questão levantada é: como sobreviver em um mercado tão globalizado que oferece inúmeros meios de vendas? A resposta está na competitividade!

Um dos grandes desafios é entender a importância da sua indústria estar inserida na internet. Para que uma empresa tenha sucesso e resultados satisfatórios, é importante que suas ações estejam alinhadas com estratégias que as tornem competitivas. Essa é uma das bases para o sucesso em um mercado em constante evolução.

As empresas que não focam em aumentar sua competitividade correm o risco de ficarem para trás, por isso é preciso trabalhar a competitividade de forma correta e que as ações estejam de acordo com a realidade e ferramentas da empresa.

Existem vários fatores que são capazes de ajudar no aumento da competitividade de uma empresa em seu mercado de atuação, e um deles é o marketing.  Para que uma empresa seja competitiva ela precisa aparecer, ou melhor, o cliente precisa saber que ela existe e conseguir encontrá-la de forma rápida e fácil.

Ter uma estratégia de marketing alinhada com as necessidades do mercado e com os objetivos da empresa, é fundamental para se posicionar corretamente e com o desenvolvimento de um bom plano de marketing é possível estruturar ações de médio e longo prazo.

Além do marketing, estratégias baseadas no perfil do cliente, inovação, análise da concorrência, aumento da produtividade, clima organizacional, comunicação interna, automação, planejamento e uma boa equipe são ações que também influenciam na competitividade da sua indústria.

Lembrando que é importante o setor de marketing e vendas trabalharem sempre em conjunto, para que os leads gerados pelo marketing sejam validados pela equipe comercial como Perfil de Cliente Ideal (ICP) e possam se tornar um cliente efetivamente.

Ser competitivo é sinônimo de crescimento e sucesso! Agora te fazemos uma provocação: sua indústria é competitiva no mercado em que atua?

 

A importância e os desafios da sua indústria estar presente na internet

No mercado industrial e com negociações B2B, as compras são feitas por necessidade e não por impulso como funciona no caso do consumidor final. Quem está procurando um fornecedor para determinado produto/serviço usa a internet para encontrar empresas que possam ajuda-los a resolver o problema que estão enfrentando e principalmente informações do que precisam para entenderem se a empresa realmente é qualificada no assunto para atendê-los.

Por conta da pandemia da COVID-19, é comum que muitas empresas não estejam pensando em investimentos nesse momento, mas esse pensamento está errado! Esse investimento pode ser uma excelente oportunidade para a aumentar a autoridade da sua marca nos canais digitais e principalmente gerar novos leads, para continuarem aumentando a carteira de clientes e passar por essa situação sendo o menos afetado possível.

Listamos algumas vantagens da sua empresa estar presente na internet.

 

Visibilidade

De nada adianta ter um atendimento excelente e um produto superior ao do concorrente, se essas informações não são encontradas facilmente. Ter um perfil nas redes sociais e um site é importante para que seu potencial cliente encontre, de maneira fácil, informações sobre o que sua empresa oferece. Estar presente no universo online pode ser o caminho para o primeiro contato com o seu cliente.

 

Relacionamento a longo prazo

Através da internet é possível iniciar e manter um relacionamento entre a empresa e o cliente. Nos últimos tempos, os clientes, estão exercendo um papel mais ativo em relação às empresas e os produtos/serviços oferecidos, por isso fique atento ao que falam da sua empresa, seja positivo ou negativo, e resolva todas as dúvidas e problemas. Essa interação faz com que o seu cliente se sinta acolhido e ouvido, fazendo com que tenha a melhor experiência possível com sua marca.

As empresas que conseguirem extrair o máximo desse relacionamento, com certeza, aumentarão a retenção e fidelização dos clientes, e isso impactará diretamente nas vendas.

 

Atinge o público certo e aumenta as vendas

As estratégias de marketing digital têm como objetivo aumentar a lucratividade da empresa através do ambiente virtual, seja com e-commerce, redes sociais ou outras formas de vendas pela internet.

Estar nos canais básicos da internet (site, redes sociais e Google) facilitará que sua empresa seja encontrada, aumentará sua credibilidade, estreitará o relacionamento com os seus clientes e possível expansão dos seus negócios.

 

Apesar das vantagens que as empresas obtêm ao estarem presentes na internet, muitas ainda precisam enfrentar alguns desafios.

A falta de investimento em marketing digital ou a falta de conhecimento no assunto, e a falta de um profissional dedicado para isso, são alguns desafios que as empresas precisam enfrentar para terem a sua marca presente no meio digital.

Sem contar os outros desafios do dia a dia, como a alta competitividade, vendas complexas, capacitação do time de vendas e leads qualificados.

Infelizmente, muitas indústrias ainda não estão preparadas para essa nova realidade online, e estão perdendo espaço no mercado em que atuam.

 

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